Papa nomeia novo Bispo de Penedo e aceita renúncia do Bispo de S. José do Rio Preto

0
44

O novo Bispo da Diocese de Penedo, no Estado de Alagoas, dom Valdemir Ferreira dos Santos, nomeado esta quarta-feira (18/08) pelo Papa Francisco, foi transferido da Diocese de Amargosa, na Bahia, da qual era Bispo desde maio de 2016

Vatican News

O Santo Padre nomeou nesta quarta-feira, 18 de agosto, Bispo da Diocese de Penedo, Alagoas, dom Valdemir Ferreira dos Santos, transferindo-o da diocese baiana de Amargosa.

Dom Valdemir Ferreira dos Santos nasceu em 30 de março de 1960 em Nova Canaã, Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista, no Estado da Bahia.

Estudou Filosofia no Seminário Maior da Diocese de Teófilo Otoni (MG) e nas Faculdades Adamantinenses Integradas de São Paulo, e Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Obteve Licença em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino – Angelicum de Roma.

Em 6 de setembro de 1987 foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista, na qual desempenhou as seguintes funções: coordenador da Catequese e Pastoral Vocacional; diretor espiritual do Movimento Cursilhos de Cristandade; professor no Instituto de Filosofia e no Centro de Formação para Leigos; pároco; vice-reitor e depois reitor do Seminário de Filosofia; reitor do Seminário Propedêutico; diretor da Escola de Formação de Diáconos Permanentes; vigário episcopal; ecônomo arquidiocesano; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Ademais, colaborou na Coordenação de Catequese do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em 17 de março de 2010, foi nomeado Bispo de Floriano, no Piauí, e recebeu a ordenação episcopal no dia 30 de maio seguinte. Em 4 de maio de 2016, foi transferido para a Sé de Amargosa.

Renúncia do Bispo de São José do Rio Preto

O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de São José de Rio Preto, São Paulo, apresentada por dom Tomé Ferreira da Silva, nomeando administrador apostólico sé vacante da mesma Diocese, dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto – SP.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSão Justo e São Pastor
Próximo artigoSanta Helena