A pandemia não impediu que os jovens do Nordeste da Argentina realizassem sua tradicional peregrinação, mesmo que de forma virtual. Quem fica parado, disse Francisco, corre o risco de se tornar como a mulher de Ló e se tornar uma estátua.

Vatican News

“Sejam pessoas vivas, pessoas com ideais, pessoas que mudam o mundo. Não permaneçam parados, não sejam estátuas”: este é o encorajamento que o Papa Francisco dirigiu aos jovens argentinos que participam da 41° Peregrinação da região Nordeste.

A videomensagem foi divulgada no último dia 19 de setembro pela Arquidiocese de Corrientes.

Este ano, o evento se realizou de maneira virtual devido à pandemia – uma particularidade destacada pelo Papa: “Esta peregrinação é feita de uma maneira sem precedentes, mas mesmo virtualmente vocês estão colocando o coração e indo em direção a Nossa Senhora”.

“Eu os acompanho neste caminho virutal, novo, mas que é sempre um caminho”, acrescentou Francisco.  “O importante é que vocês jamais se esqueçam de que a vida é um caminho.”

As palavras do Pontífice são uma exortação a não se abater diante das dificuldades e dos erros que todos podem encontrar no decorrer do percurso. “É preciso sempre se reerguer e voltar para a pista, porque, ao ficar parados, se corre o risco de se tornar uma estátua, como a mulher de Ló”, que se tornou uma coluna de sal após se virar para trás em Sodoma.

Francisco se despediu dos jovens recordando-lhes que Nossa Senhora “sabe o que acontece em cada coração, porque é Mãe e cuida de vocês”.

41 anos de história!

A tradicional peregrinação se realiza anualmente desde 1979 e prevê normalmente a participação de cerca de 300 mil jovens que de Resistencia, Corrientes, Santo Tomé, Goya, Formosa, San Roque de Sáenz Peña, Posadas, Oberá, Puerto Iguazú e Reconquista colocam-se em caminho até o Santuário de Nossa Senhora de Itatí.

Não obstante este ano a peregrinação não tenha se realizado de forma presencial, o arcebispo de Corrientes, Dom Andrés Stanovnik, presidiu à missa solene na Basílica mariana. A celebração foi transmitida ao vivo nas redes sociais para permitir que os jovens participassem virtualmente.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA